Fios de Ovos



Ultimamente ando enfrentando alguns desafios culinários que, até então, sempre que havia tentado não davam certo. Com a sobra das gemas dos suspiros resolvi experimentar mais uma vez fazer fios de ovos e finalmente acertei. Depois que se pega o jeitinho não tem erro e ficam deliciosos!

Ingredientes:

1 litro de água
1 kg de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
20 gemas peneiradas (bem geladas)
1 colher de essência de baunilha

Modo de fazer:

Peneire as gemas e mantenha-as bem geladnhas. Leve ao fogo o açúcar, a manteiga, a essência de baunilha e a água em uma panela de diâmetro grande (assim os fios de ovos ficam mais longos). Deixe ferver até formar uma calda rala. Coloque as gemas em um funil especial para fios de ovos ou em uma bisnaga. Vá virando as gemas na calda  (que deve ser mantida em fogo baixo) em movimentos circulares. Cozinhe os fios por 1 minuto e vá retirando-os com um garfo. Depois de frios separe os fios com um garfo. Guarde-os com um pouco da calda.

Observação: se a calda engrossar muito acrescente um pouco de água.

6 comentários:

  1. QUERIDA MARIA INÊS,
    PRA MIM FAZER FIOS DE OVOS É UM DESAFIO, NUNCA
    FIZ, ACHO UMA RECEITA TRABALHOSA MAS O RESULTADO FICA 5*, BOM DEMAIS!

    BOM FINAL DE SEMANA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  2. Nossa minha amiga, adoro fios de ovos, mas me atrever a fazer, jamais. Acho tão dificil, já tentei, deu errado e desisti. Admiro sua coragem, persistência que por fim deu certo, ficou lindo. Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Andréa e Josy- Eu também achava que era muito complicado, mas é bem simples de fazer. Vale a pena! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Morri de amores pelo teu blog.. minha nossa quanto doce maraaaaa.
    amoooo doces!!
    Ja virei seguidora!!

    Segue o meu tb? Assim viramos comadres de blog hahaha

    www.camilagt.blogspot.com

    beijinhosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Fico feliz por teres gostado das minhas receitinhas!Bem vinda, formiguinha! Estou indo lá conhecer teu cantinho. Bjs

      Excluir
  5. hummmm que receita boa sei que não é facil fazer mas depois que pega o jeito né ..vamos que vamos ..amei
    parabens pela postagem bjão e boa semana

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz e motivada!!!