Pãozinho Espanta Frio!!

Hoje resolvi fazer um pãozinho para acompanhar a sopa de legumes de todo dia e auxiliar a espantar o clima "congelante" do nosso Rio Grande do Sul.
A receita peguei do blog Cozinha é poesia. Fiz a massa na minha máquina de fazer pães, ciclo amassar. Terminado o ciclo modelei os pãezinhos, deixei crescer até dobrar de volume e assei. Muito bom!!!



RECEITINHA TAL COMO ENCONTREI  LÁ NO BLOG:

Ingredientes

2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 ovo (não coloquei)
3/4 xícara (chá) de leite 
2 colheres (sopa) de açúcar
1 e 1/2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga
3 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente
Manteiga ou margarina derretida para pincelar os pãezinhos
* OBSERVAÇÃO: Acrescentei gergelim!!!
Modo de fazer

Escolha um recipiente grande para fazer a massa. Eu gosto sempre de usar um com tampa, pois assim já deixo a massa crescendo dentro dele.
Misture quase toda a farinha (cerca de 2/3) o fermento biológico seco o sal e o açúcar. Reserve.
Quebre o ovo dentro de uma xícara ou jarra medidora e complete com leite até atingir 240 ml. Misture com um garfo e junte ao recipiente com os ingredientes secos, junte também a manteiga e misture de início com uma colher ou garfo. Passe a massa para uma bancada polvilhada de farinha de trigo e comece a sovar fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre para cima com a palma da mão e puxe-a para baixo com a ponta dos dedos. Com a massa nesse ponto “grudento” é bem mais fácil. Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado. Adicione o restante da farinha enquanto continua a sovar.
Use uma espátula para desgrudar a massa da bancada e sove mais 15 ou 20 minutos. Não deixe a massa muito seca, ela deverá ficar bem maleável. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume (de 40 a 60 minutos).
Depois de crescida passe a massa para a bancada polvilhada com farinha de trigo e corte-a em 16 pedaços e modele os pãezinhos no formato desejado. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo ou fubá e deixe crescer até dobrar o volume novamente.
Preaqueça o forno por uns 15 minutos antes de assar os pãezinhos assim eles ficarão douradinhos mesmo sem pincelar com ovo ou gema de ovo. Coloque então a assadeira no forno bem quente e asse-os por cerca de 20 minutos.
Retire a assadeira do forno e pincele-os com manteiga ou margarina derretida enquanto ainda estão quentes. Deixe-os sobre uma grade até que esfriem.

6 comentários:

  1. Bão dia fia!!
    O frio aí deve tá é bom mess... já tá cedinho de pé e fazendo pãozin fresquin... gostei, viu?!!
    E eu fico pensando... pq minha vó e meu vô num foram pros pampas...:/ ...eu seria gaúcha...falaria gauchês cum fruênça...e conseguiria tomá chimarrão sem açúcar e depois de todo mundo tê tomado no canudinho O.o...
    Meu orkut tá desativado, só ficaram as comunidades (de comidinha...rs), vou abrir e te add...=)
    Um bejim e um dia lindo friozinho, gosto demais!

    ResponderExcluir
  2. **mauininha de fazê pão...tem tb é cumadi?!
    Vô mandá meu cumpadi istudá prá sê dotô :D :D
    Ah...sim...manda Nathy prá cá...o Ric é analista de sistemas falou que vai repassar um caminhão de serviço picadin prá ela...rsrs já q minha ainda tá na fase do 'essa árvore produz o q...' e navegar só no site da Barbie e da Polly...ajudar q é bão: nada :) Bjim!

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Inês, qdo assisti no noticiário sobre o frio que estava fazendo aí, pensei em vc e que em breve sairia algo bem confortável para o frio,r s... aqui (Vitória-ES) o inverno nem tem cara de inverno e muitas vezes gostaria mesmo de curtir cada estação, como ocorre aí. Bjo grande, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tem que ser forte para esse frio né? Só com comidinhas quentes mesmo hehheehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. menina..eu imagino o frio de vocês ai no Sul..se aqui em São Paulo tá super gelado!!e..nada melhor para espantar o frio que êsse pãozinho com uma xicara de chá ou café..tudo de bom mesmo..bjus

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosos pãezinhos!!! Que gostosos!
    Bjos

    Eliane

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz e motivada!!!