Pão Brioche super fofinho


Oi Pessoal! Eu volteiiiiiii pro blog mais amado do Brasil =)

Quero compartilhar com vocês uma receita maravilhosa , de pão brioche! Este pão é muito fofinho , super saboroso pra comer com um cafézinho ou um chazinho!



Spoiler, esse é o brioche!

A receita parece um pouco trabalhosa mas vale a pena o trabalho!

Vamos começar com a lista de ingredientes:


Ingredientes separados pra começar a receita 



  • 250 gramas de farinha 
  • 5 gramas de fermento biologico 
  • 8 gramas de sal
  • 30 gramas de açúcar
  • 3 ovos grandes
  • 15ml de leite
  • 150 gramas de manteiga sem sal, em temperatura ambiente.
  • Para pincelar os pães: 1 ovo + 15ml de leite + uma pitada de sal

Instruções :

Misture a farinha, o fermento, sal e açúcar em um bowl . Adicione os ovos e o leite a essa mistura dos ingredientes secos e leve a uma batedeira que possa sovar a massa por 5 minutos usando o gancho para bater até a massa se separar dos lados do bowl.
Depois disso, divida a manteiga em 3 partes e vá adicionando devagar, batendo cada pedaço por 2 minutos (um total de 6 minutos somando todos os pedaços de manteiga). 
Desligue a batedeira, junte todos os pedaços da massa dos lados do bowl e bata a massa novamente por mais 10 minutos em baixa rotação. 

Massa sendo batida por 10 minutos

Assim que acabar de bater, retire do bowl, transfira para outro pote redondo untado com manteiga e cubra com filme plástico e deixe ele crescer por 2-3 horas, ou até dobrar o volume.

Nota - Recomendo fortemente usar uma batedeira planetária para incorporar a manteiga. Nunca tentei sovar manualmente , principalmente pq a manteiga é muito difícil  de incorporar manualmente a massa fica bem gordurosinha, o que é difícil de manipular .

Depois desse tempo, sove a massa um pouco e faça ela num formato de bola . Cubra a massa e leve ela para descansar na geladeira por uma noite ao menos(mínimo 8 horas). Este passo é importante para a massa ficar mais consistente para ser trabalhada, já que em temperatura ambiente ela é muito mole.

No dia seguinte, retire a massa da geladeira e transfira ela para uma superfície  enfarinhada.  Divida a massa em 8 pedaços de aproximadamente 75 gramas cada um. Modele cada pedaço pressionando com a palma da sua mão , dobrando os cantos ao centro. Vire a massa e modele a massa para que cada pedaço vire uma bolinha.

Os pãezinhos na forma retangular, prontos para crescer!

Unte uma forma retangular de pão , coloque as bolinhas lado a lado (4 filas de 2 bolinhas). Cubra com um pano ou filme plástico e deixe crescer por mais 2-3 horas ou até as bolinhas dobrarem o volume.

Assim que acabarem de crescer, preaqueça o forno em 180 graus . Pincele os pães com a misturinha de ovo, leite e pitada de sal. Leve ao forno por 40 a 45 minutos, rotacionando a forma na metade do tempo até atingir uma cor dourada . Se você tiver termômetro culinário, meça o centro e se estiver em 93 graus , é sinal de que está pronto!

Deixe esfriar por alguns minutos(É MUITO DIFÍCIL PORQUE O CHEIRO É EXTREMAMENTE TENTADOR!! ) e está pronto!


Olha a maciez , olha que coisa mais lindaaa!

Conserve os pãezinhos enrolados em filme plástico ou bem enrolados em pano de prato.

E ai, vai tentar ? Conte para gente suas aventuras!

Aproveitando , BEIJO PRA MINHA MÁE E PRO MEU PAIDRASTO <3

beijo beijo da Nathy!

2 comentários:

  1. Fiquei babando! Vai ter que fazer para nós!!Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Amei esse pão só acho difícil essas medidas, eu até tenho balança e nunca uso, dificulta um pouco. Mas ficou lindo. Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz e motivada!!!